ITANHAÉM, A AMAZÔNIA PAULISTA

ITANHAÉM, A AMAZÔNIA PAULISTA

VEM PRO GOOGLE

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

quarta-feira, 21 de junho de 2017

UM LUGAR BOM DE SE MORAR, SEM CORRUPÇÃO, VIOLÊNCIA, COM MUITO VERDE E QUALIDADE DE VIDA. E SEM INVERNO.

É sempre assim: chega o inverno e o Roberto é atacado pela tosse; pouco antes ou pouco depois sou eu, com a sinusite.
Antibióticos, xaropes, antialérgicos e estamos prontos... 

É sempre assim: chega o inverno e o Roberto é atacado pela tosse; pouco antes ou pouco depois sou eu, com a sinusite. Uma cacofonia com data marcada.
Antibióticos, xaropes, antialérgicos e estamos prontos... para um novo ataque.
O inverno - se bem que não seja tão agressivo quanto para aqueles que vivem mais próximos aos polos - costuma ser uma estação sofrida. Se o frio não é intenso, é úmido; "penetra" nos ossos.
Aqui em Itanhaém não é diferente - estamos, afinal, em São Paulo -, e este é nosso segundo inverno vivendo aqui, o que corrobora o anseio de meu parceiro de, um dia, viver em um lugar onde não precisemos, nunca, usar meias ou agasalhos. 


GOSTOU? COMPARTILHE

Vai daí que outro dia passou na televisão um especial sobre a Costa Rica: país sem violência (nem exército tem), com respeito incomparável ao meio ambiente, sem corrupção e com índices de qualidade de vida invejáveis, atrai muitos americanos aposentados para morar lá. Pudera: o sistema de saúde tem acesso gratuito e qualidade incomparável. Nos States, o acesso a um bom plano de saúde é muito caro; aqui, idem.
Curiosidade para se curtir: é possível curtir tanto o Oceano Atlântico, de águas mornas e praias arenosas, como o Oceano Pacífico, de costa rochosa e águas geladas. 
Não é só isso. Enquanto a América Latina e boa parte da Europa sofreu com ditaduras totalitárias, o pequeno país desenvolveu a estabilidade política, econômica e social.
Tudo um paraíso só.
Daí seria nosso sonho de consumo, ganhássemos na loteria. Sozinhos, claro. É praticar o inglês e continuar jogando.
Com a nova crise de sinusite - que acabou com parte de meu feriadão e da qual estou me recuperando - o sonho ganhou mais vida e comentários, em casa. 
Resolvi pesquisar mais, porque paraísos perfeitos existem no ideário, não no plano da realidade.
Primeiro: a língua oficial do país é o castelhano, não o inglês. Ok. É treinar, também. Tudo, no entorno, é inglês ou espanhol, mesmo.
Segundo: há vulcões - e tremores - por todos os lados.
Se bem que os vulcões sejam parte dos parques nacionais e muitos deles,  atrações turísticas - com direito a lagos cristalinos -, os vulcões merecem ser visitados. Seriam eles bons ou maus vizinhos?
Parece que meu temor, acerca dos vulcões, é infundado. Afinal, se não há prejuízo para moradores e visitantes, e o entorno dos vulcões é cuidadosamente monitorado, tudo que eu alegue pode ser considerado excesso de zelo. Os tremores são mínimos.


SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.

Mas há algo maior, que não posso qualificar "imprevisível": os furacões. Em novembro de 2016 (portanto, bem recentemente) foi notícia o furacão Otto, que afetou o território costarriquenho. Segundo o G1, "Esta é a primeira vez na história que um furacão vai impactar diretamente a Costa Rica, um pequeno país da América Central que por sua posição geográfica, costuma receber efeitos indiretos destes fenômenos."
Em tempos de fúrias da natureza, em represália contra as mazelas armadas pelos humanos, é de se esperar que novos fenômenos se façam sentir no território hospitaleiro.
Se tudo ali é limpo e perfeito, o mesmo não se pode dizer dos vizinhos, próximos e distantes, que emporcalham águas, clima e aquecem a temperatura.
Daí poderia repensar o sonho de consumo. Temos todo o nordeste, aí ao lado, sem inverno, como aqui, e amigos apaixonados que para lá se mudaram (inclusive a filha caçula, para a bela Maceió).
Pode não ser um paraíso tão perfeito, assim, em termos de corrupção, qualidade de vida, hospitais, preservação da natureza. 
Entretanto, tudo é uma questão de se ponderar. De se conhecer melhor o que se quer, o que pode atender nossos anseios e valorar com o peso adequado (o que é absolutamente pessoal) o que nos interessa. 
Mais umas visitas ao Google e verifico que, por conta do furacão, foi organizado o maior plano preventivo contra desastres naturais já organizado no país, com 70% do território em alerta vermelho e estado geral de emergência e nada menos do que 3.600 pessoas alojadas em 24 refúgios. Nove pessoas morreram em decorrência da tormenta tropical.
Prós e contras listados, a Costa Rica continua sendo o sonho dos sonhos. Até porque os desastres naturais avisam quando chegarão e um bom seguro garante os bens materiais. Basta pegar um avião e aguardar.
Ainda que fique na fila (que deve ser longa), é um lugar perfeito para se morar. Se um dia souberem que alguém ganhou na loteria sozinho, em Itanhaém, e este blog começar a divulgar só paisagens de um paraíso no Caribe, já sabem o que aconteceu.



DEIXE SEU COMENTÁRIO. SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR

 

Escreva, comente. Se para elogiar, obrigada. Mas posso ter pecado e truncado o texto, cometido algum erro ou deslize (não seria a primeira vez). Comentando ajudará a mim e àqueles que lerão o texto depois de você. Culpa minha, eu sei. Por isso me redimo, agradeço e tentarei ser melhor, da próxima vez. 


 Obrigada pela visita!

QUER RECEBER DICAS? SIGA O BLOG. 

SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Respeite o direito autoral.
Gostou? Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:

CHAPÉU DE PRAIA

MEU QUADRADO

"CAUSOS": COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES

GRAMÁTICA E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)

e os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches

2 comentários:

  1. Talvez a Costa Rica seja um sonho possível, ganhando na loteria; o nordeste, não: é possível a qualquer tempo, necessitando apenas de algum planejamento. Mas se existe uma Costa Rica, não existe "um nordeste". É um mundo dividido em nove estados e centenas de cidades, cada uma com personalidade própria. Se o David se apaixonou por João Pessoa, a Carol tem no coração Maceió. Para quem não conhece uma única cidade da região, há muito, ainda, a explorar. Até lá, sou uma servidora estadual, e meu universo, para fins de moradia, se limitam ao estado de São Paulo. Itanhaém está de bom tamanho. Meu paraíso. Com inverno.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, já tive curiosidade, em conhecer a C R, porém, nunca pude, quem sabe um dia. Agora, estive em Itanhaém na colônia da Afpesp, aliás, muito boa, e fiquei triste com o número de usuários de drogas. Inclusive invadindo a estação de trem e a rua das bananinhas. Muito triste.passei minha infância lá.

    ResponderExcluir

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. O MEU? DA CIDADE GRANDE PARA A PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. O MEU? DA CIDADE GRANDE PARA A PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

Quem sou eu

Minha foto

Da capital, já morei entre verde e bichos, na lida com animais e plantas: anos de injeção, espinho de ouriço, berne, parto de égua e curva de nível, viveiros, mudas, onde encontrei tempo para lecionar inglês, alfabetizar adultos e ler livros, na solidão do mato. 

Paixões se sucederam e convivem até hoje: Contabilidade, Economia, Arquitetura (IMES, MACK), a chácara e, afinal, o Direito (FDSBC, cursos e pós graduações). No Judiciário desde 2005, planto, replanto, reciclo, quebro paredes, reconstruo, estudo, escrevo e poetizo, ao som de passarinhos, que cantam nossa liberdade.

Não sou da cidade, tampouco do campo. Aprendiz, tento captar o que a vida oferece, para que o amanhã seja melhor. Um mundo melhor, sempre.

Agora em uma cidade mágica, em uma casa mágica, na qual as coisas se transformam e ganham vida; mais e mais vida. Minha cidade-praia-paraíso, Itanhaém.

Nesta casa de espaços amplos e um belo quintal, que jamais é a mesma do dia anterior, do minuto anterior (pois a natureza cuida do renovar a cada instante o viço, as cores, flores, aromas e sabores) retomei o gosto pelo verde, por releituras de espaços e coisas. Nela planto o que seja bom de comer ou de ver (ou deixo plantado o que Deus me trouxe), colho, podo, cozinho os frutos da terra, preparo conservas e invento pratos de combinações inusitadas, planejo, crio, invento, pinto e bordo... sonho. As ideias brotam como os rebentos e a vida mostra-se viva, pulsante.

Aqui, em paz, retomo o fazer miniaturas, componho terrários que encantam, mensagens de carinho representadas em pequenas e delicadas obras. 

Muito prazer! Fique à vontade, passeie um pouco: questões de Direito, português, crônicas ("causos"), jardinagem e artesanato. Uma receita, uma experiência nova, um redescobrir. 

Pergunte, comente, critique, ok? A casa é sua e seu comentário será sempre bem-vindo.

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

TELEFONES ÚTEIS

TELEFONES ÚTEIS

- Aeroporto Estadual 3422-2852

- Batalhão de Polícia Militar - 29º 3427-1414/1499

- Bombeiros (Incêndio e Resgates) 193 / 3427-4769

- Bombeiros (Salvamar Paulista) 3425-5226

- Câmara Municipal 3421-4450 / Fax.: 3421-4455

- Cartório - 1º Registro Imóveis 3422-1422

- Cartório - 2º Tabelionato 3426-5498
- Cartório do Registro Civil 3426-5498

- Cartório Eleitoral 3426-2747

- Casa da Agricultura 3426-5792

- Casa de Câmara e Cadeia 3422-4728

- Cemitério do Centro 3427-7805

- Centro de Pesquisas 3427-6723

- Centro do Produtor 3426-5791

- CETPI 3426-3501

- CMTECE 3421-1700

- Conselho Tutelar 3426-3500

- Correios – ECT 3422-5353

- Defesa Civil 3427-8352

- Delegacia de Polícia - 1° - Centro 3422-1208

- Delegacia de Polícia - 2° - Cibratel 3426-1307

- Delegacia de Polícia - 3° - Suarão 3422-5012

- Delegacia de Polícia – Seccional 3422-6061

- Delegacia de Trânsito 3426-2438

- Disque Denúncia (Áreas verdes) 3421-1672

- Elektro 3421-4500

- Fazenda do Estado – Coletoria 3422-3223

- Forum3422-1215

- FUNAI 3426-9677

- Fundo Social de Solidariedade 3427-5068

- Guarda Municipal 199 / 3425-3800

- Hospital Regional 3421-1900

- IBGE 3422-2595

- INSS – Arrecadação 3426-1330 / 3422-6063

- INSS – Benefícios 3426-1330 / 3422-6063

- Juizado de Menores 3422-1215 - ramal 214

- Maternidade Municipal 3422-4644

- Ministério Público SP 3427-8320

- Polícia Militar Ambiental 3422-3765

- Polícia Rodoviária Estadual 3422-5859

- Prefeitura Municipal 3421-1600

- PROCON 3426-2772

- Pronto-Socorro 3427-1111

- Receita Federal – Coletoria 3426-4107

- SABESP-Escritório Regional 3426-4044 / 195

- Sociedade Protetora dos Animais 3426-4107

- Viação Breda 3422-1241

- Viação Intersul 3422-1807

- Viação Liroral Sul 3426-2316

- Viação Solmar 3425-2416 / 3422-115

Unidades de Saúde:

SUARÃO: Rua Padre Teodoro Ratisbone, 650 - Tel.: 3426-1577

OÁSIS/SAVOY: Rua Jaime Lino dos Santos, 290 - Tel.: 3426-1798

JD. MOSTEIRO: Av. Tiradentes, 184 - Tel.: 3426-3197

GAIVOTA: Av. Flácides Ferreira, 500 - Tel.: 3429-1410

CORONEL: Rua Domingues Perez Dominguez, 734 - Tel.: 3426-1002

Feiras-livres

TERÇA-FEIRA: Jd. Bopiranga - Rua Dorival E. Leoni e Belas Artes - Pedro Américo

QUARTA-FEIRA: Suarão - Rua Professor Augusto Ribeira de Carvalho

Ivoty - Rua Maria Antônia Lopes Leitão

QUINTA-FEIRA: Nossa Sra do Sion - Av. Cabuçu

SEXTA-FEIRA: Centro - Praça Aurélio Ferrara

SÁBADO: Savoy - Rua Vereador João de Almeida Batista

Loty - Av. Verde Mar

DOMINGO: Oásis - Rua Emídio de Souza e Gaivota - Rua Curitiba

Rodoviária

Av. Harry Forssell, 1505 - tel. (13) 3421-1803

Viação Breda (3422-1241)
Santos-SP / Peruíbe-SP (passa por Itanhaém); São Paulo-SP;

Viação Intersul (3422-1807)
Santos-SP; São Paulo-SP (via BR-116); Cananéia-SP; Eldorado-SP; Cajati-SP; Iguape-SP.